Verão é sinônimo de férias, mar, piscina, campo. E, com os dias mais prolongados, é natural que a exposição solar também aumente, já que todo mundo quer aproveitar a luz do dia para passear, se exercitar ou se divertir.
Porém, alguns cuidados são necessários para que o sol seja um aliado da saúde e não a causa do rápido envelhecimento da pele ou de doenças decorrentes à exposição indevida aos raios solares. Entre estes cuidados, está o uso correto do FPS (Filtro Protetor Solar).
A dermatologista e parceira da Cauzzo, dra. Cláudia Nascimento, explica que existem dois tipos de envelhecimento da pele. Um é o envelhecimento intrínseco, aquele que é natural a todos os órgãos do corpo humano, inclusive a pele. Já o envelhecimento extrínseco, de fora para dentro, pode ser controlado com qualidade de vida. “Entre os principais causadores deste tipo de envelhecimento estão o estresse,  excesso de bebidas alcoólicas, cigarro, poluição e a radiação ultravioleta”, adverte.
A exposição solar e o envelhecimento da pele
Segundo a dermatologista, a prevenção contra a exposição aos raios ultravioletas deve ser feita mesmo em dias nublados ou chuvosos. “Existem vários raios solares, porém, é comum que falemos e ouvimos somente a respeito dos raios ultravioletas A e B. É importante conhecermos mais sobre os raios ultravioletas para nos cuidarmos de maneira correta”, declara.
Saiba que!

O filtro solar como aliado
“Não existe bloqueador solar. Nada bloqueia a radiação ultravioleta”, enfatiza a dra. Cláudia. Ela ensina que os FPS entre os fatores 30 e 50 são os ideais. Estes devem ser repassados 30 minutos antes da exposição aos raios e repassados de duas em duas horas. Além do FPS, é importante ficar atento ao PPD (Pigmentos Persistentes de Pigmentação). Este número está nos rótulos dos filtros protetores e têm que ser, no mínimo, a metade do número do FPS, caso contrário, a proteção é ineficaz.
A dermatologista recomenda, ainda, o uso de lenços umedecidos para a remoção do filtro antes da reaplicação. “Quem usa base no rosto, pode aderir ao FPS com cor”, indica. A remoção e reaplicação é muito importante. A maioria das pessoas passa o FPS antes da exposição, mas dificilmente lembra de reaplicar o produto.
Em qualquer estação do ano, tenha sempre à mão, o Filtro Protetor Solar. Sua pele agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.