O carnaval é a festividade brasileira mais conhecida no mundo. E para os brasileiros, o feriado prolongado é também uma oportunidade de viajar, descansar e, claro, cair na folia. Mas mesmo quem vai aproveitar os blocos de rua ou os desfiles das escolas de samba não pode se descuidar da saúde.
Todos os anos, o Ministério da Saúde lança uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hidratação e boa alimentação. A combinação desses hábitos garante não só dias com mais disposição, mas também evita doenças e a transmissão de alguns vírus, como o HIV, principal foco da campanha esse ano. A região sul, segundo o boletim epidemiológico divulgado anualmente pelo Ministério da Saúde, é a segunda região do País com mais casos de HIV. Razão de sobra para prevenir-se nesse carnaval.
Veja o que fazer para manter sua saúde em clima de festa!
Doenças sexualmente transmissíveis – Use preservativos para relações sexuais, não compartilhe seringas e outros itens perfurantes. Caso tenha algum contato de risco com o vírus, procure um médico.
Alimentação e hidratação – Evite ingerir alimentos pesados, ainda mais com o calor desse verão. Prefira frutas, carnes magras, legumes e outros alimentos que não vão te deixar indisposto. E beba água! O recomendado é ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Pode seu um suco de fruta.
Beba moderadamente – O consumo excessivo de álcool e destilados pode acabar com a sua festa e causar aquela ressaca no dia seguinte. Em casos extremos é preciso procurar atendimento médico para repor a glicose. A melhor dica é beber moderadamente.
Proteja sua pele – O índice de raios ultravioleta está cada vez mais alto. Cuidado com a exposição ao sol. Prefira roupas leves, utilize um boné e sempre use protetor solar. Combinar esses cuidados com uma boa hidratação evita quadros como insolação e desidratação.
Álcool gel – Nem sempre conseguimos lavar as mãos em banheiros públicos ou na rua. Ter consigo um pequeno frasco de álcool gel pode evitar o contágio de bactérias que causam náuseas e vômitos, por exemplo, ou mesmo do vírus da hepatite A.
Se você, usuário da Cauzzo, precisar de cuidados especializados, procure o Atendimento 24 horas, anexo ao CAD.
Agora que você está bem informado, aproveite o Carnaval para recarregar as energias e divirta-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.