Exames e Procedimentos

Ecocardiograma

Ecocardiograma é um exame não invasivo, por meio do qual são obtidas imagens do coração através da ecografia, que permite a avaliação, em tempo real, de algumas características do coração, como tamanho, forma das válvulas, espessura do músculo e a capacidade de funcionamento, bem como do fluxo sanguíneo. O ecocardiograma também é usado em cardiologia para a avaliação do coração de pessoas com ou sem sintomas cardíacos, ou que apresentam doenças cardiovasculares crônicas, como hipertensão ou diabetes.

Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma é um exame de avaliação cardíaca que fornece informações importantes acerca do coração. O exame é executado por um Técnico Cardiopneumologista, que irá colocar álcool no tórax do paciente para melhorar o contato dos eléctrodos com a pele. É necessário manter-se relaxado e quieto para que o exame tenha sucesso. Não é necessária qualquer preparação especial, apenas usar roupas que permitam o acesso fácil ao tórax, braços e pernas. Idealmente uma peça de vestuário com botões à frente.

Eletroencefalograma (EEG)

O Eletroencefalograma (EEG) é um exame neurofisiológico que avalia a atividade elétrica cerebral, informando acerca do seu funcionamento. São aplicados eléctrodos em posições pré-definidas sobre o couro cabeludo do paciente. O mesmo estará deitado numa mesa de observação, em repouso, com os olhos fechados na maior parte do tempo. Por meio do exame, são recolhidos dados sob o comportamento e a resposta cerebral a diferentes formas de estimulação (Prova de Hiperpnéia, Fotoestimulação). Após o exame, o paciente pode retomar as suas atividades normalmente.

Radiografia

A radiografia (comumente chamada de “raio X”) é um exame médico não doloroso que ajuda o médico a diagnosticar e tratar doenças. A radiografia expõe uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do organismo. Os raios X são a forma mais antiga e frequente de produzir imagens clínicas. A radiografia é utilizada para avaliar mudanças ósseas, localizar objetos estranhos, detectar a presença de câncer, avaliar lesões ou o dano causado por infecções, artrite, crescimentos ósseos anormais ou osteoporose, guiar cirurgias ortopédicas e para acompanhamento de quadros clínicos.

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagens de muito boa qualidade da zona do corpo em estudo. O aparelho em si consiste numa abertura cilíndrica (túnel) circundada por uma estrutura de grandes dimensões (magneto) com uma mesa móvel. A Ressonância Magnética não utiliza radiação ionizante potencialmente prejudicial (Raios-X). Os componentes básicos são um forte campo magnético e pulsos de radiofrequência. Não existem efeitos adversos conhecidos, contudo, dado que existe um forte campo magnético, dispositivos tais como pacemakers, desfibriladores, clips aneurismáticos e determinados implantes cocleares NÃO devem entrar na sala de Ressonância Magnética.

Teste Ergométrico (Esteira)

O Teste Ergométrico analisa a capacidade física e a resposta da pressão arterial durante esforços físicos com o objetivo de avaliar o desempenho do coração. O teste também conhecido como Eletrocardiograma de Esforço, serve para detectar a presença de isquemia, ou seja, alterações nas artérias coronárias. Serve, também, de base para estabelecer programas de condicionamento físico.

Ultrassonografia

A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região. O ultrassom utiliza ondas sonoras para produzir as imagens dos órgãos, tecidos ou fluxo sanguíneo do copo. O ultrassom não usa radiação ionizante, nem de agentes de contraste nefrotóxicos.

Tomografia

A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo. É a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos. O exame é utilizado para o estudo de diversas partes do corpo e pode diagnosticar diversos tumores. Durante o exame, o paciente deverá permanecer imóvel, sendo que o tempo do procedimento varia de acordo com a região a ser analisada. Exames contrastados podem demorar um pouco mais.